Fazenda Agronelli é sede do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária

Noticia Fazenda Agronelli é sede do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária da netbasic uberaba mg
segunda-feira, 18 Novembro, 2019

O presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli recebeu na última quarta-feira (13), o Ministro da Agricultura de Desenvolvimento Rural (FMARD) da Nigéria, Alhaji Mohammed Sabo Nanono, para o lançamento do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA), que terá sua sede na Fazenda Agronelli, local onde funciona um complexo agroindustrial, e que futuramente acontecerão os treinamentos dos profissionais africanos. O projeto é organizado pela FGV Europa, em parceria com várias instituições, no qual busca levar conhecimento na área agrícola e agropecuária para a África. O primeiro país a receber o projeto é a Nigéria.

De acordo com o prefeito Paulo Piau, a inovação de Uberaba foi determinante no desenvolvimento das tecnologias que fizeram o município ser escolhido para ser a sede do CIITTA. "Uberaba dá show nisso, sendo uma cidade inovadora, que há um século desenvolve tecnologia, pesquisas como a do trigo, feitas pela Embrapa e Epamig em Uberaba e isso se esparrama para o cerrado brasileiro, como um todo", apontou o prefeito, evidenciando ainda as possibilidades de negócio devido essa parceria com a Nigéria. "Podemos vender tanto genética animal, vegetal, máquinas, equipamentos, insumos agrícolas. É essa troca que o ministro chamou de cooperação", observou.

O ministro Nanono disse estar muito feliz de visitar Uberaba, o que marca o começo de uma relação forte entre Nigéria e o município. "Tenho certeza que escolhemos a cidade certa, para começar uma cooperação não somente em venda de produtos, mas também transferência de tecnologia, para animais, máquinas e fazendas. Acredito que a Nigéria tem a mesma capacidade que o Brasil para desenvolver essas ações, nesses setores, porém cada país precisa da ajuda do outro", enfatizou o ministro.

Já o presidente do Grupo Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, evidenciou a satisfação do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária. O empresário buscava a criação de um centro de pesquisa em âmbito nacional. Entretanto, a parceria com o CIITTA foi muito além do esperado. "É um prazer muito grande, uma emoção. Hoje estamos realizando um sonho que é um centro de pesquisa internacional, é um orgulho muito grande", destacou Paolinelli.

O lançamento do CIITTA reuniu diversos representantes das empresas do setor em Uberaba, para conhecerem o projeto e se apresentarem ao ministro nigeriano. Após o descerramento da placa do CIITTA, a equipe do Ministro Nanono conheceu as instalações da Fazenda Agronelli, local que funciona como um complexo agroindustrial.