Projeto Produtor de Água



Pela vida em equilíbrio

Buscamos soluções para os problemas ambientais


Na busca pelo equilíbrio ambiental, há mais de trinta anos iniciou-se na fazenda Agronelli, em Uberaba-MG, um trabalho de conservação do solo, água e recomposição de mata ciliar, denominado “Projeto Produtor de Água - PPA”, idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Marco Túlio Paolinelli.

O Projeto Produtor de Água busca soluções para os problemas ambientais. Em uma área de 120 hectares foram construídos 12.160 metros de curva de nível e 16 bolsões visando diminuir os impactos ocasionados nos períodos de grandes chuvas, proporcionando o escoamento controlado.

Para que a água acumulada nos bolsões não ultrapasse a sua capacidade, foi criado um sistema de canalização interligando os bolsões, evitando qualquer forma de erosão.

Com as técnicas de conservação de solo implantadas, a água das chuvas infiltra no solo abastecendo o lençol freático e as nascentes. Com a contenção da erosão, as árvores e arbustos crescem, a água brota e o ambiente se recompõe. Medições das vazões de água são realizadas periodicamente, mostrando o aumento do volume, em decorrência da implantação do Projeto.

A introdução do jambolão trouxe excelentes resultados para a formação de matéria orgânica a partir da queda de folhas. Essa camada ajuda na conservação da umidade natural do solo.

Fechando o ciclo de sustentabilidade, o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social incentiva a pesquisa e promove a educação ambiental instituindo um processo participativo para ser aprendido na prática, formando cidadãos responsáveis. O projeto vem devolvendo à natureza o que dela foi subtraído, a fauna, a flora e a água que são elementos vitais, sem os quais não existiria a vida.

Dentro da grande amplitude dos fatores que envolvem o Projeto Produtor de Água, sua finalidade é manter o equilíbrio ecológico e cultivar a esperança de um mundo melhor. Daí a necessidade da séria consciência de preservação e “produção” de água.



Antes

Depois


Antes

Depois